sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Venha a nós a vossa luz celestial

Sonho datado de 6 de Novembro de 2014
---
"Venha a nós a vossa luz celestial"
Um dos meus comediantes favoritos é o Robert Popper. Não é pelo facto de ter feito aquela série do Jantar de Sexta à Noite mas sim pelo seu gosto de canais estranhos e baratos e também das suas partidas telefónicas que faz a esses canais. E também de rádios.
Ora, há cinco anos, este senhor fez uma análise a um programa de um desses canais. Esse canal era nada mais nada menos do que a Supreme Master TV.
Quem não sabe quem é a pessoa cujo título aparece no nome do canal, passo a explicar: é uma senhora taiwanesa, de 64 anos, que dá pelo nome de Ching Hai. Ela fundou a Supreme Master Ching Hai International Association, uma "seita" pseudo-religiosa que é uma combinação muito pouco ortodoxa de veganismo, cristianismo, outras religiões e do mundo animal. Noutras palavras, é uma espécie de IURD vegana (escreve-se assim?).
Entre 2006 e 2012, a pseudo-seita possuía um canal de televisão. Fechou a 2 de Janeiro de 2012 por razões desconhecidas, e a razão pela qual criou (e fechou) o canal de televisão permanece misteriosa. O dito canal oferecia "programação construtiva para um mundo pacífico" (o primeiro canal português com uma oferta dessas não pode existir nesta dimensão mas sim noutra).
O programa de informação consistia em notícias normais, dignas de nota, intercaladas por notícias vegano-vegetarianas. telediscos da fundadora da sua "empresa" cantadas em vietnamita (os senhores chamam-no de aulacês, para reter algum valor antiquado), mensagens de apoio dos telespectadores para uma sociedade "melhor" (na opinião deles, claro). Era também o único programa de informação a dizer "olá" e "adeus" numa língua internacional e ter um espaço dedicado às piadas contadas noutras línguas.
O canal tinha legendas em cerca de duas dezenas de línguas, a ocupar practicamente metade do ecrâ.
Depois de falar muito sobre o canal e um dos seus programas neste texto, tive um sonho muito esquesito, depois de um sonho envolvendo canais do Sri Lanka a passarem o hino e fechar (sim, lá eles ainda passam o hino):
Eu tinha esse canal na minha casa. Na NOS. Apesar de estar "morto" e sem emissão.
Estaa a dar uma espécie de documentário que nada tinha a ver com o intuíto do canal dessa tal "mestra suprema": viam-se pessoas a practicar tiro. Parecia o Desporto 2 mas traduzido (e legendado) em simultâneo para doze línguas (ou seja, um dos episódios da Herman Enciclopédia tinha um "soquete" que era a versão russa dos Monólogos Secretos (Monalov Sekretovitch), cujas legendas eram num criptograma grego de português, tornaram-se realidade com a Supreme Master TV).
As legendas em coreano eram horizontais e não verticais. A quantidade de legendas que apareciam no ecrã variavam.
Depois andei a passear pelas Parretas, pois moro lá. Ao passar pelo "centro financeiro" das Parretas (que se resume a dois cafés, uma loja de tectos tensos com um ucraniano a trabalhar, um talho, um minimercado, um cableleireiro, uma paróquia, uma seguradora, muitos apartamentos, uma escola e uma piscina que abre no Verão) entrei num sítio cujas decorações eram quase inexistentes e tinham um homem e uma mulher num balcão. Depois de ir à casa de banho, e sem quaisquer explicações, saí.
Deparei-me que tinha saído de um centro para passar a pertencer à "religião" da mestra suprema Ching Hai. A minha teoria é que não tinha os requesitos necessários.
Depois fui ao Drink's Bar (um café-restaurante que existe e que costumo passar por lá para buscar algo para comer) e parecia quase igual à realidade. As luzes eram mais amareladas, mas nada tinha a ver com o sítio onde pus lá os pés.

Sem comentários:

Enviar um comentário